terça-feira, 29 de julho de 2008

Unesco alerta para falta de infra-estrutura nas escolas

A pesquisa “Uma Visão dentro de Escolas ‘Primárias’”, ouviu 11 países e aponta baixo investimento em educação no Brasil.

O estudo Uma Visão dentro de Escolas ‘Primárias’, desenvolvido pela Unesco, revela que o Brasil investe pouco nas séries iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com o trabalho, são investidos 1.159 dólares por aluno/ano, enquanto esse valor chega a 2.120 dólares no Chile. Além disso, a pesquisa alerta para a precariedade e falta de infra-estrutura, sobretudo nas escolas rurais.

Segundo o estudo, metade dos brasileiros que estudam em áreas rurais freqüenta salas de aula deterioradas, enquanto na zona urbana esse percentual é inferior a 30%. Outro dado relevante é que 54% das escolas primárias estão no campo, apesar de representarem apenas 23% do total de matrículas de 1ª a 4ª série.

A Unesco apontou ainda que metade dos alunos de pequenos povoados ou áreas rurais e mais de 25% dos estudantes da área urbana assistem aulas em prédios em más condições. Um dado alarmante é que, no Brasil, mais de 10% dos alunos estudam em escolas que não dispõe de água potável.

Na análise da condição sócio-econômica, o trabalho aponta que um entre cada dois alunos estudava em escolas cuja maioria eram provenientes de famílias com pais que não haviam completado o ensino primário. Na comparação entre países sobre a carga horária nos quatros anos iniciais do Ensino Fundamental, o estudo afirma que os alunos do Chile têm 1.200 horas/aula por ano, já no Brasil esse número é de 800 horas/aula por ano.

Sobre a jornada de trabalho dos docentes, o estudo garante que a proporção de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, cujos professores trabalhavam em mais de uma escola, chega a 29% no Brasil. A participação dos pais e da comunidade na gestão escolar também foi alvo da pesquisa. De acordo com os dados, mais de 75% dos brasileiros estudavam em escolas que contavam com conselhos escolares.

A pesquisa Uma Visão dentro de Escolas Primárias ouviu professores e diretores de mais 7.600 escolas de 11 países na América Latina, Ásia e Norte da África. Os entrevistados responderam questionários detalhados sobre o funcionamento da escola, como os docentes ministram as aulas, as condições de aprendizagem o apoio disponível aos professores e diretores. As informações foram coletadas e analisadas entre 2005 e 2007.

Mais informações:

Leia a íntegra do estudo Uma Visão dentro de Escolas ‘Primárias’ no site da Unesco

Nenhum comentário: